Fatores de Risco

 

 

Os fatores de risco podem ser herdados ou adquiridos e acumulados durante a vida do indivíduo aumentando a possibilidade em desenvolver o câncer bucal. Os principais fatores de risco do câncer bucal são:

 

Tabagismo  (fumo)

O hábito de fumar (cigarros, charutos, cachimbos e cigarros de palha) constitue a principal causa do câncer bucal devido a alta quantidade de substâncias carcinogênicas que agridem a mucosa bucal.

Os indivíduos tabagistas apresentam um risco 20 (vinte) vezes maior de desenvolver câncer bucal, quando comparados aos indivíduos que nunca fumaram.

O risco associado ao tabagismo é influenciado por fatores como: número e tipo de cigarro consumido, duração do tabagismo, idade, sexo e etnia.

    Etilismo (consumo de bebida alcoólica)

O consumo de bebidas alcóolicas potencializa o risco de câncer bucal pelo da aumento da permeabilidade das células da mucosa aos agentes carcinogênicos.

 

 

Quando o uso de fumo e álcool são associados, o risco para o
câncer bucal é potencializado drasticamente.

 

 

Agentes infecciosos

 

Vírus
HPV infecção: Algum membro da família do vírus HPV pode infectar a boca e garganta. Estes vírus são transmitidos de pessoa para pessoa por meio de contato sexual. Câncer na base da língua, na parte de trás da garganta, nas amígdalas ou no palato estão relacionados com a infecção pelo HPV. Alguns vírus como HPV, Epstein Barr, HIV estão relacionados com aparecimento de câncer bucal, porém são poucos os estudos para esta comprovação.

 

Papiloma vírus (HPV) no palato

 

Outros fatores de risco

 

Radiação solar (raios ultravioleta)
A exposição crônica à luz solar representa um importante fator de risco para o câncer de lábio inferior.

câncer lábio inferior

 

Próteses mal ajustadas, dentes quebrados e má higiene bucal; por si só não cosnstituem um fator carcinogenico, no entando quando associados a outros fatores, funcionam como um fator em potencial.

 

prótese mal adaptada

 

dentes quebrados

 

Desnutrição, dietas inadequadas e carencia de vitaminas
Estão sendo relacionadas com aparecimento do câncer bucal, assim como a utilização excessiva de bebidas em temperatura muito alta ou muito baixa tem propensão a desenvolver alterações na mucosa bucal e trato digestivo.

 

Referências: INCA / National Cancer Institute